Jogos

Para quem gosta de jogos, que podem ser on-line ou não, estarei disponibilizando alguns jogos não convencionais mais muito interessantes. Jogos de regras fáceis mais estrategicamente elaborados. As versões on-line nem sempre é a melhor maneira de desfrutar dos descuidos de um adversário distraído, pois você normalmente estará jogando com um algoritmio... Mas dá pra se divertir. Segue alguns dos que nessa minha caminhada, gostei e tenho alguns em tabuleiros... Ah! Também posso indicar onde comprar... rsrsrsrsrs

Mancala

"Mancala é uma família de jogos de tabuleiro jogada ao redor do mundo, algumas vezes chamada de jogos de semeadura ou jogos de contagem e captura, que vêm das regras gerais. Os jogos dessa família mais conhecidos no mundo ocidental são o Oware, Kalah, Sungka, Omweso e Bao. Jogos de mancala possuem um papel importante em muitas sociedades africanas e asiáticas, comparável ao do xadrez no Ocidente."







 

 
P

Go


"O Go teria surgido na China há 4.000 anos, mas pouco se pode afirmar a respeito de seu aparecimento. Sua origem estaria ligada a astrologia, comparando-se as pedras com as estrelas e o tabuleiro com o céu. As pedras brancas simbolizariam o bem e as pretas, ao contrário, o mal. Como as pessoas eram quem colocavam as pedras, buscava-se um simbolismo no qual o jogador fazia seu próprio destino e este lhe pertencia. Outra versão afirma que o jogo seria ainda mais antigo e sua origem seria a de um ábaco primitivo. Um tratado chinês antiqüíssimo, descreve os 361 cruzamentos do tabuleiro como sendo os dias do ano e os quatro cantos como sendo as estações do ano. Mas se o tabuleiro hoje é gravado na forma de 19x19 linhas, já se encontrou tabuleiros com 17x17 linhas, num antigo túmulo chinês."



 

 




Hex






     

O hex é um jogo matemático que foi concebido de forma independente por dois matemáticos em datas distintas. Inventado por PIET HEIN, matemático, físico e poeta dinamarquês, o jogo apareceu pela primeira vez no jornal diário "Polytiken" de 26 de Dezembro de 1942, com o nome de "Polígono". Em 1948, o matemático JOHN NASH, sem ter conhecimento da invenção de PIET HEIN, inventou de novo o jogo. Naquela época, o jogo do Hex adquiriu grande popularida. Era vendido impresso para se jogar com lápis e os jornais publicavam problemas sobre o Hex. Martin Gardner, no seu livro "divertimentos matemáticos" afirma "as regras são muito simples e, no entanto, o Hex é um jogo de surpreendente subtileza matemática.Trata-se de um jogo de conexão e posicionamento. Os jogadores, alternadamente, colocam as suas peças nas casas livres do tabuleiro. Uma vez no tabuleiro não a pode mover mais. Ganha aquele que primeiro conseguir formar um caminho com as suas peças que una os seus dois lados opostos. As regras são de uma simplicidade impressionante e o jogo aparentemente é fácil, no entanto as aparências iludem.
Gomoku